Oficinas

As oficinas, fazem parte de um programa essencial na escola, não apenas para aprender novas habilidades, mas com muitas outras áreas de desenvolvimento infantil.

Benefícios das Oficinas na escolas

Ampliar a comunicabilidade

Falando de forma simples, comunicabilidade, é a característica de uma comunicação onde conseguimos informar uma mensagem de forma rápida e correta e integral. Quando falamos em ampliar a comunicabilidade, não estamos apenas falando em melhorar a comunicação, ou a oralidade, mas sobre a qualidade da informação entregue e a objetividade com que ele é entregue a outra parte.

Em alguns casos, quando não temos comunicabilidade podemos ter a supressão total ou parcial da mensagem durante o processo, a distorção das informaões passadas ou até mesmo a perda de produtividade, o que exige que maior esforço seja preciso para se ter um entendimento da real informação.

Propiciar o desenvolvimento da consciência e o respeito aos outros

Somos uma sociedade individualista, porém vivendo em conjunto. Ao mesmo tempo que estamos sozinhos no quarto, estamos conectados com o mundo inteiro, milhares ou milhões de outras pessoas ao redor do mundo. Cada um com uma ideia, uma opinião e uma história diferente.

Com isso, não é difícil perceber o quanto é importante aprender a respeitar as pessoas e suas diferentes ideias.

Desenvolver as potencialidades expressivas

Esse é um dos objetivos gerais da educação infantil, segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Muita coisa mudou com a chegada das gerações mais recentes. A escola, que teve sua função instituida sob conceitos tradicionais de ensino, o qual tinha o foco nas diciplinas e conteúdos ministrados, hoje tem o dever de ser um espaço de convivência e leitura crítica e criativa do mundo.

O mundo atual está marcado por problemas ambientais, sociais, econômicos e políticos. Nexte contexto, muitas outras habilidades são necessárias, e pra isso precisamos ir além do ensino tradicional sobre matemática e português nas sala de aulas.

Estimular a sensibilidade

Percepção tátil, ou a sensibilidade, é a capacidade do ser humano perceber através do toque, as características dos obtejos. Podemos sentir se um objeto é redondo ou quadrado, grande ou pequeno, liso ou áspero, quente ou frio, além de outras características.

Em conjunto, essas noções possibilitam uma relação adequada com os objetos e muitas vezes, uma intuitiva proteção contra estímulos nocivos.

Para que haja o desenvolvimento desse sistema sensorial, é necessário o seu estímulo. As ofininas oferecidas, também tem como papel importante a psicomotricidade, através do seu corpo em movimento. A qual estimula por meio de atividades variadas, o sistema sensorial para odesenvolvimento das crianças.

Contribuir para a autoestima

A autoestima, tem uma relação direta com o processo de aprendizagem das crianças. Conforme estudos mostram, ela influencia na capacidade do aluno aprender, uma vez que crianças com uma autoestima positiva tem muito mais alegria e facilidade em aprender, pois possuem confiança em si próprios ao receber novos desafios e mostram mais entusiasmo.