Alimentação Saudável

Para garantir uma alimentação saudável, a nossa escola possui um nutricionista. O qual elabora um cardápio com alimentos frescos e de qualidade, para os nossos alunos.

Um bom argumento de que nós devemos trabalhar questões nutricionais é que: ainda na infância é quando criamos preferências por certos alimentos. Por isso o CEI Semear e Colher, oferece uma alimentação saudável aos nossos alunos.

Como introduzimos a alimentação saudável na rotina das crianças?

Criar habitos de alimentação saudável, não é algo que acontece de forma fácil ou da noite para o dia. Mas faz parte do crescer das crianças. Os pais e a família são os maiores exemplos para a criança. Na escola, nosso foco é trabalhar atitudes e atividades, as quais podem ajudar nessa fase da vida.

Alimentação saudável: 

As comidas saudáveis também são gostosas, e muitas vezes mais do que um doce, por exemplo. Ao tentar comer diferentes tipos de uma comida, a criança aprende a gostar de coisas que antes eram vistas como “de adultos”, pois o hábito pode alterar o paladar delas.

Refeições divertídas:

Assim como nós adultos, as criaças comem com os olhos. Um prato bem feito, chama muito mais atenção e nos da mais vontade de comer.  Portanto, um alimento bonito e colorido, também pode mudar a escolha das crianças. Os laches divertidos, são ótimos para elas e sem que notem, elas passam a adotar uma alimentação saudável no dia a dia.

Projetos de Culínária:

Toda criança gosta de imitar os adultos, pois assim eles se sentem úteis. Ao aprender a cozinhar seu próprio alimento, é possível formar neles não apenas o hábito, mas também o gosto por uma alimentação saudável. As crianças são curiosas, e podem se sentir muito felizes ao poder consumir um alimento que eles ajudaram a preparar.

Projetos dedicados ao cultivo de alimentos:

Nossa escola conta com um espaço muito importante, a horta orgânica. A horta orgânica não é usada apenas para a educação ambiental, mas ela colabora na área nutricional dos pequenos. Da mesma forma como cozinhar, cultivar uma horta pode ajudar a despertar o prazer de provar o que foi cultivado por eles mesmos.

A escola é o local onde as crianças podem ser estimuladas a comer de forma mais saudável, sendo assim e ela deve ser usada como um espaço privilegiado para a conquista da autonomia e adoção de hábitos saudáveis!

#escolaéessencial
#educaçãoéessencial
#lugardecriançaénaescola
#alimentacaosaudavel
#equilibrio
#voltaàsaulascomsegurança
#menostecnologiaemaissaude